9° Dia - Novena em honra a Santa Maria Madalena

 


LIVRETO DO NOVENÁRIO

EM HONRA A SANTA MARIA MADALENA

9° DIA — 21.07

Tema geral: Peregrinos da esperança, a esperança não engana.

Lema: Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita.

Tema do dia: Com Santa Maria Madalena queremos rezar pedindo ao dono da messe, vocações que se espelhem no coração de Jesus, na vocação Sacerdotal e Religiosa

Esse novenário, se houver missa, deve ser feito antes de seu início. Tendo o sacerdote voltado para a imagem de Santa Maria Madalena, inicia-se o rito conforme a seguir:

RITOS INICIAIS
ACOLHIDA

Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Ass.: Amém!

O presidente da celebração pode introduzir em breves palavras aos fiéis à temática do dia atual da novena com estas ou outras palavras:

Pres.: Caríssimos irmãos e irmãs estamos reunidos para celebrar o nono e último dia da novena em honra à Santa Maria Madalena, a primeira mulher que viu Jesus Cristo ressuscitado. O tema geral dessa novena é “Peregrinos da esperança, a esperança não engana”, e o tema que refletiremos hoje é “Com Santa Maria Madalena queremos rezar pedindo ao dono da messe, vocações que se espelhem no coração de Jesus, na vocação Sacerdotal e Religiosa”. Para bem iniciarmos esta celebração, rezemos juntos a oração inicial diária:

ORAÇÃO INICIAL
PARA TODOS OS DIAS

Pres.: Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: “Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados”, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu possa seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do Divino Mestre. Como Jesus Ressuscitado vos chamou pelo nome: “Maria!”, que Ele chame também pelo meu nome… e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado. Santa Maria Madalena, rogai por nós! Amém!


REFLEXÃO
DO TEMA DO DIA

"Com Santa Maria Madalena queremos rezar pedindo ao dono da messe, vocações que se espelhem no coração de Jesus, na vocação Sacerdotal e Religiosa."

Nesse momento, o sacerdote reflete o tema do dia, enfatizando a vida de Santa Maria Madalena e suas virtudes. Pode-se utilizar uma leitura que ajude na reflexão conforme o costume.

SANTO TERÇO

Neste momento reza-se o terço contemplando os mistérios da vida de Jesus Cristo conforme o costume. Terminando o terço, segue-se a Salve Rainha. Após isso, o sacerdote prossegue:

Pres.: Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, foste chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também nós, pobres pecadores, conheçamos o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo por todos os séculos dos séculos.
Ass.: Amém.

HINO
EM HONRA A SANTA MARIA MADALENA

R: O Senhor disse a ti: Vai e anuncia aos meus irmãos subo a meu Pai e vosso Pai a meu Deus e vosso Deus 1-Ó estrela feliz de Mágdala, para ti nosso culto e louvor, Jesus Cristo te uniu a si mesmo por estreita aliança de amor. R. 2-Seu poder ele em ti revelou, repelindo as potências do mal. E na fé te ligaste ao Senhor pelos laços de amor sem igual. R. 3-O amor te impeliu a segui-lo com vibrante e fiel gratidão. Em cuidados se fez manifesta a ternura do teu coração. R. 4-Tu ficaste de pé com Maria junto ao Cristo pendente da Cruz. Com aromas ungiste seu corpo, que verás ressurgido na luz. R. 5-Testemunha primeira, tu foste anunciar que Jesus ressurgiu. Guia o povo na Páscoa nascido nos caminhos que Cristo seguiu. R. 6-Honra, glória e louvor à Trindade, cujo amor fez prodígios em ti. Contemplemos também sua face, quando o dia da glória surgir. R.

RITOS FINAIS
ORAÇÃO FINAL

Pres.: Oh Poderoso Pai criador, cujo infinito poder não nos é permitido conceber em nossa condição humana, a quem todo o universo se curva e a quem nada é impossível, concedei à vossa filha, Maria Madalena, a graça de interceder no céu pelos espíritos que sofram na terra as atuações demoníacas da fornicação. Oh Santa Madalena, a quem o poderoso Pai vos concedeu a graça de vos livrar das abominações da carne, pela glória de seu filho Jesus Cristo, estendei vossas mãos aos filhos e as filhas de Deus que em matéria ou espírito são atormentados pelos poderes demoníacos. Em Vós deposito minha fé sincera de que, com a proteção de São Miguel Arcanjo, todas as almas que recorrerem a Vós obterão o alívio e a paz em seus corações arrependendo-se dos crimes cometidos contra a Santíssima pureza de Deus e todas as almas passarão a fazer parte do coro que glorifica permanentemente a glória e a onipotência do Senhor.
Ass.: Amém!

Se não houver missa a ser celebrada após a novena, segue-se a bênção abaixo. Caso contrário, ignora-se a bênção abaixo e inicia-se a celebração.
BÊNÇÃO FINAL

Pres.: O Senhor esteja convosco!
Ass.: Ele está no meio de nós!

Pres.: Deus todo-poderoso que concedeu a Santa Maria Madalena o poder de repelir as forças do mal e ver a seu filho Jesus Cristo ressuscitado pela primeira vez. Concedei a nós também a graça de a cada dia poder nos unir a ti em glória e louvor.
Ass.: Amém!

Pres.: Abençoe-vos, Deus todo-poderoso, aquele que é Pai e Filho e Espírito Santo!
Ass.: Amém!

Pres.: Glorificai o Senhor com vossa vida, ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe!
Ass.: Graças a Deus!
Postagem Anterior Próxima Postagem