EXPLICAÇÃO DETALHADA
DO BRASÃO DO CONFRADE JOEL ÍGOR, C.Ss.R
DO BRASÃO DO CONFRADE JOEL ÍGOR, C.Ss.R
No topo do brasão encontramos o Galero com duas borlas simbolizando o segundo grau da ordem. O número de borlas munido com a cor negra indica o título de Padre.
O brasão possui quatro quartéis divididos pela "Cruz de Santo André", no qual o Pe. Joel Ígor tem grande devoção e apreço por seu grande exemplo missionário de colaborar na recrutação dos discípulos de Jesus. Um deles e o primeiro foi Simão, seu irmão, que iria tornar-se o primeiro Papa da igreja, o sucessor de Cristo na terra.
No quartel esquerdo encontramos a "Flor de Lis", que representa a Virgem Maria, na qual o Pe. Joel possui grande devoção. A flor também representa o chamado do mesmo para a Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R), uma congragação de muito apreço a Virgem Maria e espiritualidade constante. A cor azul no quartal também remete à devoção Mariana, bem como a confiança em Cristo com seu chamado missionário.
No quartel direito encontramos uma mão em gesto de bênção, que representa o zelo para a harmonia litúrgica e a organização da mesma, tornando tudo abençoado por Deus. A cor vermelha representa o martírio e o serviço em doação pelo Cordeiro de Deus que foi imolado na cruz por amor a humanidade. O vermelho também representa o Espírito Santo, na unção que os discípulos receberam no cenáculo em pentecostes para vivificar os seus chamados missionários. Também representa o Mártir São Manuel, o padroeiro de sua paróquia na vida real, na qual possui imensa devoção e amor.
No quartel superior encontramos um pelicano alimentando seus filhotes com o próprio sangue. Esse símbolo representa a imitação de Cristo, no sacrifício de sua vida pela humanidade, na qual os sacerdotes são chamados a praticar o mesmo exemplo pela igreja. A cor branca representa a oração, a paz e a caridade, em transparência com as virtudes do carisma redentorista: A fé, a oração, a caridade e a alegria. Também representa a eucaristia, o alimento espiritual essencial para sustentar a alma.
No quartel inferior encontramos um livro detalhado em dourado. Representa a procura constante de conhecimentos teológicos e morais que torna mais abrangente e eficiente a evangelização. Também simboliza os Sagrados Evangelhos e a continuação da missão de Cristo na terra a partir dos seus ensinamentos. A cor dourada representa a realeza de Cristo e a Santíssima Trindade, pelos quais somos convidados a viver em unidade espiritual da alma eternamente.
Por fim, a divisa traz como lema em latim: "Servire in fide et caritate", na tradução para o português: "Servir na fé e na caridade"
Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
Diocese de Roma